sábado, 13 de julho de 2013

Legião Urbana - Uma banda brasileira praticamente desconhecida entre nós

Ao falarmos de música do Brasil, as referências são quase sempre e invariavelmente o Tropicalismo, MPB ou, mais recentemente (cruzes canhoto!), o sertanejo, o axé e sucedâneos, géneros musicais que não gosto, paciência, mas que são muito apreciados neste lado do Atlântico. Mas há mais para além disso. O Rock Brasileiro é uma caixinha de surpresas que tenho vindo a descobrir desde a década de 1990 e um género musical praticamente desconhecido em Portugal. Mas ao qual vale bem a pena dispensar algum do nosso tempo e ouvido. Embora seja uma banda finada em 1996, após a morte do vocalista e mentor, Renato Russo, figura de culto até hoje, a (ou o, como preferirem) Legião Urbana continua a ser uma das bandas que mais discos vende no Brasil. Mesmo mais que os consagrados tropicalistas, só sendo ultrapassada pelo axé & Cia. Há alguns anos atrás, os The Gift fizeram uma versão de um tema desta banda ("Indios")e o Miguel Ângelo (ex-vocalista dos Delfins), na sua estreia a solo, fez uma versão de um outro tema ("Via Láctea"). Para terem uma noção do que estou a dizer, aqui fica o link para o video de uma das suas canções, uma das minhas preferidas ("Perfeição"). Bom Proveito!

http://www.youtube.com/watch?v=JB1PyGZAW4M

2 comentários:

Ricardo Moreira disse...

Não conhecia, mas gostei do que ouvi! Nada de "alto astral" que parece ser quase obrigatório em muita da música (e não só) brasileira.

RMarques disse...

Não transmite "alto astral", de uma forma explícita. É mais uma canção de protesto com uma nota de esperança no final. Com algumas ligeira adaptações, assenta como uma luva ao estado da nossa nação (vamos cantar juntos o hino nacional, a lágrima é verdadeira...)