segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Adrian Mole - uma descoberta agradável

Acabei de ler, cortesia da biblioteca municipal, o Diário Secreto de Adrian Mole aos 13 anos e 3/4, de Sue Townsend.
Era um (dos) livro(s) cuja leitura, continuamente adiada, perseguia-me ou diria mesmo, me assombrava há anos, décadas mesmo. Bem, posso afirmar que valeu a pena esperar (podia era ter sido bem menos longa a espera) e deliciar-me com a leitura deste livro fascinante. Um retrato bem humorado, poético e patético da adolescência, vivida no inicio da década de 80 do século XX, no qual muitos "adolescentes" da minha geração se poderão rever numa ou noutra situação/episódio que vai marcando cada entrada do diário mantido por Adrian Mole, entre os 13 anos e 3/4 até, mais ou menos, ao dia que perfaz 15 anos.
Agora estou ansioso por ler os próximos tomos desta saga. A ver se não demoro décadas a fazê-lo.

2 comentários:

Ricardo Moreira disse...

Boas memórias tenho eu da leitura desse livro!
Os restantes "episódios" da saga já não são tão geniais como este primeiro volume, mas ainda se lêem com agrado.

RMarques disse...

Pois, geralmente as sequelas acabam por ter menos qualidade/impacto que o tomo original mas acho que vou correr o risco de me desiludir por conta própria e arriscar a leitura dos passos seguintes da vida do Adrian Mole. Depois manifesto a minha opinião...Um abraço ibérico:)