quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Das Trincheiras com Saudade


Acabei de ler recentemente o livro com o título "Das Trincheiras com Saudade - A vida quotidiana dos militares portugueses na Primeira Guerra Mundial", de Isabel Marques. Na divulgação da história militar portuguesa, focada na Grande Guerra de 1914-18, este livro constitui uma pedrada no charco, focando -se nos aspectos psico-sociais da participação portuguesa na guerra das trincheiras: os homens, as suas vivências e experiências em terras estranhas, as condições de higiene e saúde, a religião, o moral das tropas, para além, obviamente, da referência à guerra em si, vivida pelo CEP (Corpo Expedicionário Português) durante 2 anos e picos nas planícies desoladas da Flandres, com destaque para a batalha de La Lys que ditou o fim do CEP enquanto corpo de exército autónomo, dentro do aparelho militar dos Aliados.
Apesar de certos detalhes que me desagradaram (algumas passagens de texto densas e algo repetitivas, algumas gralhas e erros de legendagem das fotografias), no geral, gostei de ler este livro que constitui-se como referência e ponto de partida para um estudo mais aprofundado deste período da história de Portugal, para quem estiver interessado. Contém, em apêndice, uma extensa bibliografia, essencialmente constituída pelas memórias escritas de ex-combatentes, que constatei não serem fáceis de encontrar hoje em dia, a não ser em alguns alfarrabistas e em algumas bibliotecas.

(*) a imagem que acompanha este texto foi "emprestada" pelo site WOOK.PT

2 comentários:

Ricardo Moreira disse...

Tenho este livro na estante-monte dos "em espera"!
Começo a acreditar que ando a comprar mais livros (e kits) do que aqueles que conseguirei dar conta durante o resto da minha vida!

RMarques disse...

Meu caro, é por essas e por outras que fiz-me leitor da biblioteca municipal. Não me preocupo com custos de aquisição nem com ocupação de espaço em casa. E tenho quase sempre os livros que aprecio à disposição.