terça-feira, 26 de junho de 2007

Novamente a blogar


Já passaram alguns meses desde o meu último post. A minha vida profissional não me tem deixado tempo para blogar. Também há que juntar alguma preguiça e temos a mistura explosiva resultante: no blogging!

A ver se isto muda.
Hoje vou colocar a revisão da 1ªprancha da BD "Flagelo", publicada aqui no meu canto, no inicio de 2007.
Para a próxima há mais.
RM

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

I tracked a dead man down a trench



Coloco hoje a primeira prancha (ainda a lápis) de uma BD que começei a produzir recentemente. É baseada num poema da corrente literária que surgiu durante a 1ªGuerra Mundial. O poema chama-se "I tracked a dead man down a trench", do poeta das trincheiras, Walter Scott Stuart Lyon , morto em 1915, na Bélgica (Menin Road, Ypres).

A poesia gerada durante a Grande Guerra, pela sua qualidade e sensibilidade, é uma fonte inspiradora de sentimentos e sensações, que ainda hoje cativa e impressiona quem a lê.





Lá fora o tempo corre

Aqui está um desenho em que empreguei mais do meu tempo e (talvez) mais talento. Feito a lápis (continuo a preferir esta técnica de desenho, pelo menos enquanto não aperfeiçoar a utilização de outras), o jogo de sombras, a várias tonalidades de cinza, define o ambiente. A forma humana, mais definida, integra-se no cenário sem destoar (muito, julgo eu) da atmosfera que a rodeia. Mais uma vez, a mulher como fonte de inspiração.

E ficamos por aqui por hoje.
RM

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Legio ROMANORUM

Hoje coloco dois desenhos representando soldados romanos do séc. IV-V AD.




O primeiro desenho representa um soldado de cavalaria do Exército Imperial Romano. Realizei este desenho há cerca de 10 anos (como o tempo passa...). Anteriormente tinha colocado, no meu canto, uma digitalização de um desenho representando um cavaleiro do mesmo período (e realizado na mesma altura) mas apeado. Agora fica reposta a verdade, por assim dizer. O desenho seguinte é bem mais recente (Dezembro 2006), representando vários soldados de infantaria romana do mesmo período.


Novamente, e passe a publicidade, a fonte de inspiração foi o material publicado pela Osprey Publishing. Até agora não encontrei melhor base de trabalho para este efeito.
E é tudo por hoje.
RM

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Nus (2)

Hoje coloco mais dois estudos sobre o nu que tenho vindo a realizar.







Nu 1 (variação do tema que havia colocado no dia 12/01/07).


Nu 2.



E fico hoje por aqui.
RM

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

BD (Parte 2)

Termina a narrativa.




























Após concluir esta história, resolvi refazê-la, prancha a prancha, noutro estilo. Daqui a uns tempos veremos o resultado. Também irei produzir mais alguns contos gráficos (gosto deste termo; soa mais sofisticado que "história" ou "estória") sobre este tema. Nem que seja para meu próprio contentamento.
E é tudo por hoje.
RM


terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Uma BD

Hoje coloco, no meu canto, as primeiras 4 páginas de uma BD que produzi, a lápis, no ano passado. Os desenhos que coloquei no dia 10/01/2007, são parte dos estudos que realizei antes de me lançar à tarefa de desenhar esta história. Intitula-se "Flagelo" e o enredo gira à volta das operações de reconhecimento e combate de longa distância, efectuadas pelos quadrimotores Focke Wulf 200 (apelidados de Condores) durante a 2ªGuerra Mundial. O título é inspirado na expressão "scourge of the Atlantic" (flagelo do Atlântico, em português), empregue por W.Churchill para designar a ameaça que, nos primeiros tempos da Batalha do Atlântico, representavam os FW200 para a navegação aliada.




















































Segundo me dizem, esta temática está datada e sem futuro, no panorama actual da 9ªarte. Enfim, são opiniões. Desde que li, recentemente, as aventuras do Major Batler Britton (o Major Alvega, alguém se lembra?) publicadas pela DC Comics, tenho as minhas dúvidas quanto a esse raciocínio. E é tudo por hoje.
RM

sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Nus

Palavras para quê? É a representação do corpo humano, fonte de inspiração das artes desde sempre. É outro dos temas que me fascina: desenhar o corpo humano, tanto feminino como masculino (embora, confesso, prefiro a primeira variante,vá se lá saber porquê ;)).
Não considero que se possa qualificar a representação do corpo humano como sendo um forma de pornografia. É simplesmente o que nós somos. Os tabus associados à representação ou mesmo visualização do corpo humano nu, de raíz religiosa ou do que seja que mova as pessoas, fazem-me alguma confusão. De qualquer forma, procuro não ferir susceptibilidades. Caso tenham alguma dificuldade em encarar o nu, não liguem a esta entrada do meu canto.

Nu F&M

Nu 1

Nu 2

Nu 3

Ainda tenho um longo caminho a percorrer, sei-o bem. E muito que aprender, mas acredito que poderei atingir um nível de qualidade melhor com o meu traço. Trabalho, trabalho, mais trabalho e algum talento, são as variáveis da fórmula para lá chegar.
A ver vamos.

E é tudo por hoje.

RM


quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Alguns trabalhos

Aqui estão alguns desenhos feitos nos últimos anos. Os temas do meu interesse variam embora tenha uma certa predilecção por história militar. Seguem-se alguns exemplos.


No desenho do lado, reproduzo um legionário de cavalaria romana, do séc IV-V AD, baseado numa imagem de vi numa publicação da Osprey Publishing, para mim uma das referências em termos de história militar.
A ascensão e queda do Império Romano é um dos meus temas favoritos no que toca à história militar. O período final do Império (do Ocidente) fascina-me particularmente. A barbarização progressiva do exército imperial chegou ao ponto em que no campo de batalha dificilmente se distinguia quem era romano e quem não o era.





Estas duas imagens são estudos para uma BD que estou a preparar, cuja trama decorre durante a 2ªGuerra Mundial. Terá como pano de fundo as operações de reconhecimento e combate de longa distância, efectuadas pelos Focke Wulf 200 (Condores) durante a 2ªGuerra Mundial. Basicamente, os "heróis" (se é possível denominá-los desta forma) são os aviadores alemães que executaram estas missões de combate e não, ao contrário de praticamente todas as revistas e livros de guerra que li na minha infância/adolescência, os ingleses e americanos.

E é tudo por hoje.

RM

terça-feira, 9 de janeiro de 2007

O início

Vamos lá ver o que isto vai dar.
A aventura no país dos blogues começa agora. Já há algum tempo que estava para me lançar bloguisticamente falando. Agora é que é.
Nos próximos tempos irei colocar, aqui no meu canto, alguns dos trabalhos resultantes do meu passatempo favorito: desenhar e contar histórias (ou será que se escreve estórias? Não tenho a certeza. Pode ser que com o tempo esclareça isto).
A quem visitar o meu canto, pode ser que não se arrependa do tempo dispensado. Se pelo contrário, achar que foi tempo perdido, só posso dizer uma coisa: pelo menos descobriu mais um blogue a evitar futuramente. Ou talvez não. A ver vamos.

RM