quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Alguns trabalhos

Aqui estão alguns desenhos feitos nos últimos anos. Os temas do meu interesse variam embora tenha uma certa predilecção por história militar. Seguem-se alguns exemplos.


No desenho do lado, reproduzo um legionário de cavalaria romana, do séc IV-V AD, baseado numa imagem de vi numa publicação da Osprey Publishing, para mim uma das referências em termos de história militar.
A ascensão e queda do Império Romano é um dos meus temas favoritos no que toca à história militar. O período final do Império (do Ocidente) fascina-me particularmente. A barbarização progressiva do exército imperial chegou ao ponto em que no campo de batalha dificilmente se distinguia quem era romano e quem não o era.





Estas duas imagens são estudos para uma BD que estou a preparar, cuja trama decorre durante a 2ªGuerra Mundial. Terá como pano de fundo as operações de reconhecimento e combate de longa distância, efectuadas pelos Focke Wulf 200 (Condores) durante a 2ªGuerra Mundial. Basicamente, os "heróis" (se é possível denominá-los desta forma) são os aviadores alemães que executaram estas missões de combate e não, ao contrário de praticamente todas as revistas e livros de guerra que li na minha infância/adolescência, os ingleses e americanos.

E é tudo por hoje.

RM

2 comentários:

Jorge Leandro disse...

Amigo Rolando, bem vindo ao espaco da Blogosfera!
A primeira posta e' sempre a mais dificil, mas depois de dada as outras nao custam nada.

Gosto do teu estilo de traco, pessoal e expressivo, e do bom controlo de proporcoes que se ve nas figuras humanas.
As pranchas que teens feito sao em que formato(A4,A3...)?

RMarques disse...

Por enquanto, A4 é o máximo. Mas já estou a preparar pranchas em tamanho A3. Quando achar que estão do meu agrado, vou publicá-las aqui, no "meu canto"