terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Uma BD

Hoje coloco, no meu canto, as primeiras 4 páginas de uma BD que produzi, a lápis, no ano passado. Os desenhos que coloquei no dia 10/01/2007, são parte dos estudos que realizei antes de me lançar à tarefa de desenhar esta história. Intitula-se "Flagelo" e o enredo gira à volta das operações de reconhecimento e combate de longa distância, efectuadas pelos quadrimotores Focke Wulf 200 (apelidados de Condores) durante a 2ªGuerra Mundial. O título é inspirado na expressão "scourge of the Atlantic" (flagelo do Atlântico, em português), empregue por W.Churchill para designar a ameaça que, nos primeiros tempos da Batalha do Atlântico, representavam os FW200 para a navegação aliada.




















































Segundo me dizem, esta temática está datada e sem futuro, no panorama actual da 9ªarte. Enfim, são opiniões. Desde que li, recentemente, as aventuras do Major Batler Britton (o Major Alvega, alguém se lembra?) publicadas pela DC Comics, tenho as minhas dúvidas quanto a esse raciocínio. E é tudo por hoje.
RM

Um comentário:

Geraldes Lino disse...

Estou a comprar essa recuperação do Battler Britton, baptizado em Portugal por Major Alvega.
Mas isso não quer dizer que a 2ª Guerra Mundial seja um tema muito aliciante na BD para os bedéfilos mais novos.
Como não é o meu caso, estou interessado em ver a continuação das suas pranchas relativas a este tema.
Organizei, em 1995, uma exposição intitulada "A 2ª Guerra Mundial na Banda Desenhada". E actualmente edito um fanzine, o "Tertúlia BDzine" (visível no meu blogue http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com), fanzine esse, de 4 páginas em A4, distribuído gratuitamente na Tertúlia BD de Lisboa, com vários temas que proponho aos meus amigos autores-artistas de BD participantes na tertúlia. Um dos temas é "As Guerras do Nosso Descontentamento", e gostaria que o Rolando participasse com uma bd sua.